A Semadcal, foi criada em 1994, visando acompanhar os missionários, desde o envio até o retorno dos mesmos, e também com o objetivo de manter a igreja informada mensalmente através dos relatórios e informes sobre as ações, resultados e necessidades dos missionários, bem como, fornecer todo tipo de apoio, tanto de recursos materiais, como recursos financeiros aos obreiros no campo missionário, mantendo contato semanal com os missionários, informando-os de novos objetivos e propósitos para a obra missionária, também visa facilitar a vida dos missionários no que diz respeito às demandas cotidiana dos mesmos, quando possível.
A SECRETARIA DE MISSÕES é o elo entre a obra missionária, os missionários e a igreja.
Composição da Semadcal
A Semadcal atualmente está composta por dois obreiros, cujas funções são bem definidas pelo pastor presidente da igreja, sendo que o primeiro secretário, Evangelista Vanderlan Pereira, é o responsável por coordenar e orientar as atividades relativas a missões. O segundo secretário, Presbítero José Cardoso Campos, desempenha a função de ajudar na organização de arquivo, biblioteca missionária, cadastro de missionários, envio e recebimento de correspondências
Propósitos da Semadcal
I. Promover e projetar o programa de missões na igreja.
II. Manter a igreja sempre bem informada a respeito de seus missionários e também da obra missionária de maneira geral e abrangente.
II. Estabelecer campanhas de oração em prol da obra e dos missionários.
III. Motivar a igreja e trabalhar para que ela seja despertada a continuar contribuindo para com a obra missionária, por meio das orações, aporte financeiro e se colocando à disposição para serem enviados.
IV. Manter atualizada as pastas dos missionários enviados, com todos os dados possíveis, tanto pessoais como também ministerial.
V. Manter os dados das esposas e filhos dos missionários, para serem lembrados nas datas de seus aniversários e também, quando se referirem a eles, seja por nome completo.
VI. Organizar a biblioteca missionária, com livros, revistas, jornais e outros periódicos que tenha relação com a obra missionária, primeiro da igreja, e por conseguinte, a missão em geral, no estado, no Brasil e fora dele.
VII. Organizar em um arquivo específico, as fotos e vídeos enviados pelos missionários mantidos pela igreja, e também, arquivar em outro dispositivo, fotos e vídeos de outros missionários.
VIII. Projetar através das mídias sociais, os relatórios e informes dos missionários, também dos cultos realizados pela Secretaria de Missões no campo de Cacoal, bem como, criar um mural para exposição de fotos dos missionários e dos cultos